Embora o cumprimento da meta de 2024 pareça cada vez mais impossível, a NASA finalmente seleccionou a empresa que irá criar o módulo de aterragem na lua. Havia três empresas candidatas: SpaceX, Dynetics e Blue Origin; e era esperado que a NASA seleccionasse duas, para ter um backup no caso de uma das empresa falhar. No entanto, a empresa seleccionada foi unicamente a SpaceX.
A SpaceX irá receber 2.9 mil milhões de dólares para desenvolver o módulo de aterragem, o que irá de encontro às suas necessidades, pois o módulo proposto será uma variante da sua Starship. Isto significa que estará a juntar o útil ao agradável, pois ao desenvolver o módulo da NASA também estará a desenvolver a sua própria Starship, e vice-versa.
Para a NASA, o negócio será também uma "pechincha", representando apenas 13% do valor que foi pago para o desenvolvimento do módulo lunar das missões Apollo, e que ajustado para o presente seria de 23 mil milhões de dólares.The LM cost ~$23B in 2020 dollars. If SpaceX pulls this off, the US will get a human-capable lunar landing system for 13% the price of Apollo era hardware. https://t.co/Sx5QhklY9k
— Casey Dreier (@CaseyDreier) April 16, 2021
Actualização: o contrato foi suspenso temporariamente, para averiguação de queixas por parte dos derrotados.
Bem, a escolha da SpaceX acabou por ser uma surpresa.
ResponderEliminarAcho que ninguém estava à espera disto, pois todas as previsões apontavam para a Blue Origin ou para a Dynetics (ou ambas), mas acabou mesmo por ganhar a SpaceX sozinha.
Portanto parabéns para a SpaceX e para a sua Starship (entretanto o voo de teste da SN15 deverá ser já daqui a uns dias, let's go!)
Se ela aterrar já é algo diferente....
EliminarTecnicamente a SN10 aterrou com sucesso, mas explodiu uns minutos depois :)
EliminarMas vamos lá ver o que acontece desta vez com a SN15, não esquecendo que o protótipo seguinte (SN16) está quase pronto.
Entretanto este anúncio inesperado da NASA fez a aumentar bastante a pressão :)