2021/04/17

SpaceX seleccionada pela NASA para fazer módulo de aterragem na lua

A NASA seleccionou a SpaceX para construir o módulo de aterragem lunar da futura missão Artemis, que marcará o regresso de astronautas à lua, e que está prometida para 2024.

Embora o cumprimento da meta de 2024 pareça cada vez mais impossível, a NASA finalmente seleccionou a empresa que irá criar o módulo de aterragem na lua. Havia três empresas candidatas: SpaceX, Dynetics e Blue Origin; e era esperado que a NASA seleccionasse duas, para ter um backup no caso de uma das empresa falhar. No entanto, a empresa seleccionada foi unicamente a SpaceX.

A SpaceX irá receber 2.9 mil milhões de dólares para desenvolver o módulo de aterragem, o que irá de encontro às suas necessidades, pois o módulo proposto será uma variante da sua Starship. Isto significa que estará a juntar o útil ao agradável, pois ao desenvolver o módulo da NASA também estará a desenvolver a sua própria Starship, e vice-versa.

Para a NASA, o negócio será também uma "pechincha", representando apenas 13% do valor que foi pago para o desenvolvimento do módulo lunar das missões Apollo, e que ajustado para o presente seria de 23 mil milhões de dólares.


Actualização: o contrato foi suspenso temporariamente, para averiguação de queixas por parte dos derrotados.

3 comentários:

  1. Bem, a escolha da SpaceX acabou por ser uma surpresa.
    Acho que ninguém estava à espera disto, pois todas as previsões apontavam para a Blue Origin ou para a Dynetics (ou ambas), mas acabou mesmo por ganhar a SpaceX sozinha.
    Portanto parabéns para a SpaceX e para a sua Starship (entretanto o voo de teste da SN15 deverá ser já daqui a uns dias, let's go!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ela aterrar já é algo diferente....

      Eliminar
    2. Tecnicamente a SN10 aterrou com sucesso, mas explodiu uns minutos depois :)
      Mas vamos lá ver o que acontece desta vez com a SN15, não esquecendo que o protótipo seguinte (SN16) está quase pronto.
      Entretanto este anúncio inesperado da NASA fez a aumentar bastante a pressão :)

      Eliminar