2021/04/09

MS mergulha servidores em líquido

Depois de ter testado um datacenter submarino, a MS está agora a testar mergulhar os próprios servidores em líquido para manter as temperaturas ideais de funcionamento de forma mais eficiente.

A Microsoft parece estar completamente convertida às formas mais radicais de watercooling para manter os seus datacenters a funcionar eficientemente. O ano passado a MS revelou que a sua experiência de um datacenter que ficou debaixo de água durante dois anos foi um sucesso, mas desta vez revela uma técnica que permite um acesso mais fácil aos servidores em caso de problemas, literalmente colocando os servidores dentro de "banheiras" com líquido especial.


O líquido utilizado ferve aos 50ºC, removendo o calor de forma eficiente, condensando-se na tampa e voltando a cair no depósito. Isto permite manter as motherboards a uma temperatura constante, sem necessidade de ventoinhas, e com isso também aumentar significativamente a densidade da sua instalação. E, segundo a MS, este sistema permite gastar apenas uma fracção da energia que tradicionalmente é necessária nos sistemas com ar condicionado.

Ao contrário dos sistemas de watercooling tradicionais, onde ninguém deseja ter uma fuga que comece a pingar para cima dos componentes electrónicos, neste caso é o que não se quer é que nenhum parte dos circuitos deixe de estar mergulhado no líquido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)