2021/04/11

NASA cria "GPS" para bombeiros no interior de edifícios

Saber onde se está, num edifício em chamas cheio de fumo, pode representar a diferença entre a vida e a morte - e a NASA desenvolveu um sistema que funciona com um "GPS" para bombeiros, capaz de os localizar com precisão de centímetros no interior de edifícios.

Como a maioria das pessoas já terá tido oportunidade de experimentar, o GPS que nos pode guiar até ao destino quando estamos num carro, de nada nos serve quando estamos no interior de um edifício. Para além do mais, para efeitos de navegação num edifício em chamas, seria preciso maior precisão do que o GPS possibilita. Daí que a NASA tenha ajudado a criar o POINTER.

O POINTER é um sistema que utiliza campos electromagnéticos emitidos por um dos veículos dos bombeiros, e que permitem que os bombeiro equipados com um pequeno terminal possam saber a sua posição exacta no interior de um edifício. Para além do sistem permitir uma precisão de centímetros, tem também a vantagem adicional de detectar com exactidão a orientação do terminal, pelo que os directores de operações poderão saber se os bombeiros estão em posição vertical, ou deitados, ficando com uma melhor visão global de como estão a decorrer as operações de combate às chamas ou de salvamento dos ocupantes do edifício.

O sistem actual permite detectar a localização com exactidão num raio de 70 metros, que a NASA diz ser suficiente para a maioria dos casos que os bombeiros têm que enfrentar. De qualqueer forma, o sistema não tem impedimentos técnicos para aumentar o raio de alcance, se tal viesse a ser necessário. O POINTER está a ser testado nos EUA este ano, com lançamento comercial previsto para o próximo ano (2022).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)