2021/04/10

Reconhecimento de voz num Arduino Nano

Hoje em dia temos acesso a sistemas de reconhecimento de voz espectaculares mas, o que será possível fazer em algo mais limitado, como um Arduino Nano?

Os assistentes digitais vieram dar mais visibilidade aos avanços nos sistemas de reconhecimento de voz; mas que muitas vezes dependem do poder da cloud para funcionarem. Este projecto que vos trago hoje funciona quase como um regresso às origens, revisitando o tempo dos pioneiros no reconhecimento de voz dos anos 70, e utilizando um ultra-modesto Arduino Nano para o efeito. Naqueles tempos, a maioria dos mini-computadores ficava-se por 1 MIPS, com memória entre 2KB e 32KB - e o Arduino Nano acaba por ser uma boa réplica para o que se tinha na altura; tendo 2KB de RAM, 32KB flash, e correndo a cerca de 10 MIPS.

Estas limitações acabam por condicionar o tipo de reconhecimento de voz que é possível fazer, tendo que ser processada em tempo real (já que os 2KB nem sequer permitem manter vários segundos de voz em memória); mas por isso mesmo se torna num excelente projecto que revela o tipo de técnicas a que se tem que recorrer para possibilitar o objectivo pretendido.

Claro que, em termos práticos, nada impediria uma pessoa de simplesmente optar por um Raspberry Pi Zero, com muito maior capacidade, para implementar sistemas de reconhecimento de voz mais evoluídos. Mas, se alguma vez tiverem constrangimentos de hardware que exijam fazer reconhecimento de voz com algo bastante mais modesto, este projecto mostra que até mesmo um Arduino Nano o conseguirá fazer, com resultados de reconhecimento de voz superiores a 90%.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)