2021/04/10

Super-resolução no OpenCV

Embora distante daquilo que vemos nos filmes e séries, a super-resolução permite melhorar a qualidade de imagens de baixa resolução, e é possível obter resultados surpreendentes com coisas como o versátil OpenCV.

Qualquer pessoa que já tenha tentado melhorar a resolução de uma imagem redimensionando para mais pixeis num programa de edição de imagens saberá que a realidade é bastante mais ingrata do que aquilo que vemos nos filmes e séries. Enquanto na TV até um pequeno reflexo consegue ser melhorado de forma a mostrar uma matrícula ou rosto de um criminoso, no mundo real aquilo que obtemos são simplesmentes pixeis cada vez maiores e que em nada melhoram a qualidade. Mas... não tem que ser assim.

A chamada "super-resolução" consiste em aplicar sistemas que tentam inferir maior qualidade a partir de uma única imagem (ou mais), e existem vários algoritmos à disposição disponíveis no OpenCV.
Embora longe dos milagres televisivos, estes sistemas de super-resolução conseguem resultados imensamente superiores ao simples redimensionamento, especialmente a nível de detectarem linhas ou padrões lineares, que podem ser reconhecidos e reconstruídos de forma muito próxima à da imagem original.
Parece-me que já não deverá demorar muito para que os fabricantes de smartphones comecem a aplicar algoritmos destes para melhorar a qualidade das fotos dos seus smartphones - e que sempre seria um grande avanço face aos tempos em que tínhamos smartphones que anunciavam ter câmaras de 8MP ou 10MP quando na realidade tinham apenas um sensor de 5MP, e se limitavam a redimensionar a imagem com terríveis resultados para a qualidade de imagem efectiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)