2021/04/08

Silicon Motion anuncia controlador SD Express

Estamos um pouco mais perto de ter cartões SD com velocidades de mais de 1GB/s, com a chegada dos controladores SD Express.

Os cartões de memória SD Express mantêm a compatibilidade com os cartões SD actuais, mas adicionam um interface NVMe que expande significativamente as suas capacidades. Só que, para isso, é preciso ter controladores capazes de tirar partido disso, e é o que acontece com o novo controlador SM2708 SD Express Controller da Silicon Motion.

Este chip suporta velocidades de até 1700MB/s, cerca de 17x mais velozes que as velocidades habituais dos cartões SD UHS-I. Resta saber se será desta que teremos a modernização há muito aguardada dos cartões SD, que ao longo dos últimos anos têm sido alvos de tentativas de modernização sem grande sucesso. A aposta num standard que já tem provas dadas no segmento dos SSDs poderá ser a melhor aposta para o futuro dos cartões de memória, mas neste tipo de coisas é normal que se demore anos até que se note o efeito disso.

Quer isto dizer que não é provável que se vejam desde já smartphones que sejam capazes de tirar partido de cartões de memória com velocidades de 1.7GB/s (mais provavelmente essa transição começará nas câmaras digitais) - mas pelo menos, está aberta a porta para que isso seja possível; e agora, é apenas uma questão de tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)