2021/04/08

Starlink vai ter mensalidade única de acesso ao serviço

A SpaceX já criou a SXPT para fornecer o serviço Starlink em Portugal, e agora revela que pretende manter uma única modalidade de acesso ao serviço.

Contrastando com aquilo a que se está habituado nos operadores de telecomunicações tradicionais, que fazem todos os possíveis por saturar os potenciais clientes com excesso de tarifários, com diferenças de todos os tipos a nível dos minutos, gigas de dados, incluídos, SMS, serviços adicionais, etc. a SpaceX diz que que para o Starlink as coisas serão extremamente simples: com um único tarifário para todos.

A mensalidade actual do serviço Starlink são 99 euros, a que se soma o custo inicial do terminal com antena, de €499. Curiosamente, a SpaceX diz que está a perder dinheiro ao fornecer os terminais a este preço, já que inicialmente tinham um custo de cerca de 3000 dólares. Um custo que tem sido reduzido progressivamente mas que, mesmo agora, ainda supera os mil dólares. A mensalidade pode ser elevada comparativamente com os serviços terrestres, mas há também que ter em conta que a Starlink não deseja - nem pode - ter muitos milhões de clientes, pois existem limites quanto ao número de clientes simultâneos em cada região. Daí que a mensalidade serve também como uma forma de dissuasão para que o serviço seja adoptado apenas por aqueles que precisarem mesmo dele.

Neste momento o serviço Starlink ainda é oferecido como estando em fase beta, e por isso sujeito a potenciais falhas, mas já consegue atingir velocidades de até 150Mbps e latências de 20-40ms. E essas velocidades poderão subir para os 300Mbps até ao final do ano, quando a constelação se aproximar dos dois mil satélites em órbita (neste momento já são mais de mil).

6 comentários:

  1. O custo do equipamento é compreensível devido á complexidade da antena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Mas se o fabricante e outros operadores se se juntassem a este fabrico, o custo por unidade baixava drasticamente.

      Eliminar
  2. Por esse preço só se estiver nos confi s do mundo ..

    ResponderEliminar
  3. Vou já a correr a comprar antes k esgotem 🖕

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Mais vale andar com as falhas da NOS, MEO e o crlh.. chulos. E eu a pensar que pagava muito na MEO

    ResponderEliminar