2021/04/06

Yahoo Answers encerra a 4 de Maio e leva todas as perguntas e respostas com ele

Relembrando que nem tudo o que está na internet dura para sempre, o Yahoo Answers anunciou que irá encerrar a 4 de Maio, levando com ele 16 anos de perguntas e respostas.

O Yahoo Answers foi, em tempo, um dos mais populares serviços de perguntas e respostas na internet, mas que ao longo dos anos - tal como o Yahoo em geral - perdeu protagonismo e foi sendo relegado para a obscuridade. Agora, a Verizon, que comprou a Yahoo em 2017, acha que já nem vale a pena tentar revitalizar o serviço, que foi caindo numa espiral de respostas dominadas por teorias da conspiração, e que o melhor será mesmo fazê-lo desaparecer da história, encerrando o Yahoo Answers a 4 de Maio.

O serviço recomenda que os utilizadores façam o download das suas perguntas e respostas até 30 de Junho, se as quiserem manter; mas alertando que o resultado será fornecido em formato JSON, o que não as tornará facilmente legíveis para utilizadores comuns.

Mais incomum, mas talvez indicador do desejo da Verizon fazer "desaparecer" o que por lá tem sido escrito nos últimos anos, é o facto do site nem sequer ficar disponível em modo de arquivo para a posteridade. Normalmente, um serviço com mais de uma década de conteúdos acumulados desejaria mantê-los para continuar a tirar partido das pesquisas que lá fossem parar, mas segundo o que é dito, a partir de 4 de Maio o site do Yahoo Answers ficará inacessível, redireccionando os visitantes para a página principal do Yahoo.

Neste caso, não me parece que vá deixar saudades; mas não deixa de ser preocupante pensar que o que hoje está a acontecer com o Yahoo Answers poderá acontecer com qualquer outro site no futuro. Está visto que nem no reino do digital os impérios duram para sempre.

1 comentário:

  1. Curiosamente, aprendi bastante e também ensinei por lá.

    A decisão de eliminar o arquivo é um tremendo erro.

    ResponderEliminar