2021/05/10

AI supera humanos nas palavras cruzadas

As palavras cruzadas juntam-se à lista de jogos em que os computadores conseguem superar os humanos, com a A.I. Dr. Fill a ter dominado num torneio nos EUA.

Com os computadores a já dominarem há muito jogos como o Xadrez, Go, e até já tendo ganho o Jeopardy há uma década, pode parecer um pouco estranho que tal ainda não tivesse acontecido para as palavras cruzadas. Mas, era mesmo o que acontecia, e que demonstra o quanto a chamada inteligência artificial ainda difere da inteligência orgânica, e a dificuldade que os computadores têm em interpretar e realmente compreender coisas. Ainda assim, este Dr. Fill digital conseguiu superar os jogadores humanos no American Crossword Puzzle Tournament, marcando uma nova etapa nos avanços da inteligência artificial.


Para o fazer, os seus criadores alimentaram-nos com milhões de palavras-cruzadas e respectivas soluções, das últimas décadas, deixando-o analisar por si próprio as pistas e as palavras correspondentes. Ainda assim, por vezes revelava a sua falta de compreensão ao responder inicialmente mal a pistas fáceis (do estilo: que autor escreveu o poema X) mas que posteriormente corrigia ao combinar com as pistas de outras palavras com que a resposta se iria cruzar.

Ainda não é desta que ficamos com uma inteligência artificial verdadeiramente "inteligente", mas riscamos mais um jogo / passatempo em que os humanos mantinham a liderança sobre as máquinas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)