2021/05/21

Apple promove opção de privacidade do iOS

A Apple contra-ataca as campanhas do Facebook que se opunham à opção de limitação do tracking, com um vídeo bastante mais ilustrativo - e divertido.

O Facebook passou os últimos meses a lançar campanhas, até em jornais impressos(!), de como a nova opção de limitação do tracking no iOS iria ser um "apocalipse" para os "pequenos negócios"; esquecendo-se que será provavelmente a última empresa no planeta com credibilidade para se queixar de tal opção. Mas agora obtém uma resposta à altura, com um vídeo da Apple que materializa o tracking em algo mais visível.

Em vez dos efémeros cookies que vivem apenas nos browsers e web, a Apple exemplificou o tracking a que estamos sujeitos através de pessoas que seguem literalmente o utilizador; e que a nova opção do iOS é capaz de fazer desaparecer.


Na prática, e como já referimos, a situação não é bem assim, já que a tal opção se limita ao tracking entre apps, e não impede que o tracking continue a ser feito por cada app individualmente, ou que a partilha e cruzamento de dados continue a ser feito por outros meios. Mas, de forma simplificada, é um exemplo bastante visual e fácil de entender - e que seguramente obterá muito melhor recepção por parte do público do que as "queixinhas" do Facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)