2021/05/16

Avião eléctrico X-57 da NASA aproxima-se do voo

A NASA continua a desenvolver o seu avião eléctrico X-57, que superou o teste de rotação os motores com sistema de alta-voltagem.

Pode não ter o aspecto futurista ou radical de outros protótipos "X", mas o X-57 da NASA pode vir a ser um dos mais importantes protótipos para a aviação nos próximo anos. Este avião pretende servir como plataforma de validação para aviões eléctricos, ajudando a desenvolver uma base que possa ser usada como referência para fabricantes que desejam criar os seus aviões.

Embora existam muitas empresas a trabalhar em aviões eléctricos, há toda uma série de dificuldades que não se limitam à questão da densidade energética das baterias, e que incluem coisas como os circuitos de conversão de tensão e de controlo dos motores, que terão que funcionar de forma redundante e com o máximo de garantias que permitam assegurar a sua segurança para utilização no transporte aéreo de pessoas e carga.

A versão final do X-57 será bastante mais futurista que esta versão que está a ser testada de momento, contando com duas hélices principais na extremidade das asas que só funcionarão na descolagem e aterragem, dobrando-se em voo para melhorar a aerodinâmica - com o voo a ficar a cargo de 12 motores eléctricos com hélices mais pequenas e mais eficientes, que criam um fluxo de ar mais uniforme sobre toda a área das asas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)