2021/05/11

Chrome volta a insistir no tab na omnibox - mas agora como opção

O Chrome volta a tentar impingir a alteração no acesso aos motores de pesquisa alternativos na omnibox do Chrome através da tecla tab em vez da tecla espaço.

Apesar de ter sido odiada pela maioria dos utilizadores - ao ponto de obrigar a Google a recuar e voltar à opção anterior - o Chrome Canary 92.0.4503.0 volta a preparar caminho para o regresso da tecla tab como forma exclusiva de acesso às pesquisas alternativas na omnibox, embora desta vez tenta uma abordagem mais subtil, sendo lançado com a opção chrome://flags/#omnibox-keyword-space-triggering-setting pré-seleccionada para utilizar a barra de espaço em vez da tecla tab.
No Chrome podemos definir atalhos para vários motores de pesquisa alternativos, de forma a que - por exemplo - ao se escrever "wiki" na omnibox a pesquisa seja feita imediatamente no site da wikipedia, ou "imdb" a fazer a pesquisa no site do imdb, etc.

Essa activação tem sido feita normalmente de forma automática através da tecla de espaço (ou da tecla tab) pelo que bastará escrever naturalmente algo como "imdb [espaço]" e o nome de um filme ou actor, para se fazer a respectiva pesquisa. Só que no Chrome 88 a Google decidiu mudar isso de forma exclusiva para o tab, fazendo com que fosse necessário escrever um muito menos natural "imdb [tab]" seguido do resto do texto para efectuar a pesquisa através destes atalhos, algo que deu origem a críticas suficientes para fazer com que a Google recuasse nesta opção.

Ainda assim, fica demonstrado que há alguém na equipa da Chrome que é mesmo fã da tecla tab, e não está disposto a desistir de tentar impingir esta tecla para a activação dos atalhos das pesquisas alternativas. A acompanhar nos próximos lançamentos do Chrome.

1 comentário:

  1. Ou sera mais um esquema para tirar trafego desses motores de pesquisa? Mmmm vindo da google....

    ResponderEliminar