2021/05/01

Disney diz que não tem que pagar aos escritores

São muitos os escritores que não estão a receber o que era suposto receberem, por a Disney achar que quando compra estúdios, não tem que manter os contratos estabelecidos.

A Disney é um império que, por repetidamente, até conseguiu alterar as leis dos direitos de autor, prolongado os prazos para que os seus conteúdos permanecessem por décadas a mais do que seria suposto. Infelizmente, a sua preocupação com os direitos de autor parece limitar-se aos casos em que isso funciona a seu favor, e não quando protege os ditos "autores".

Nos últimos anos a Disney tem comprado inúmeros estúdios, incluindo a Fox, Lucas, e todos os seus conteúdos. Mas a parte estranha é que, numa incompreensível falta de lógica, a Disney diz que tem o direito a usar todos os trabalhos pertencentes a estes estúdios, mas que não tem qualquer obrigação para pagar aos respectivos autores!

Isto já levou à criação de um grupo que reclama os devidos pagamentos - Writers Must Be Paid - mas sendo algo que deixa muitas pessoas desconfortáveis. Devido à sua dimensão e influência, muitos receiam que a Disney coloque os escritores que exigirem o justo pagamento pelo seu trabalho (e de acordo com os contratos que tinham) numa lista negra que impeça que venham a trabalhar novamente para qualquer projecto directa ou indirectamente relacionado com a Disney ou estúdios que adquiriu.

Resta esperar que o caso se resolva, nem que seja com recurso aos tribunais, caso contrário, passa a ser uma excelente forma destas mega-empresas se libertarem de responsabilidades e contratos com autores: basta que um novo estúdio os compre e, segundo a "lógica" da Disney, ficam com todos os direitos, mas nenhumas das responsabilidades.

4 comentários:

  1. S Disney é a Amazon do entretenimento.

    Dizer "pouca vergonha" é ser brando para com esses venenosos primatas.

    ResponderEliminar
  2. E quando se lembram de aplicar os filtros morais e visuais? Uma máquina de fazer dinheiro sem olhar a meios.

    ResponderEliminar
  3. Isto é muito mau, já se fala disto à meses mas ninguém põe em tribunal se não o rato acaba com a carreira deles, isto é mais do que razão para partir a empresa em várias partes, poder a mais.

    ResponderEliminar