2021/05/24

Google Assistant aprende a desligar o smartphone

A Google quer facilitar o acesso ao Google Assistant usando o botão de power e, para compensar, vai dar-lhe a capacidade de desligar o smartphone via comando de voz.

Em breve será possível dizer algo como "Hey Google, power off" para desligar o smartphone através de um comando de voz. Isto porque a Google quer usar o botão de power como forma de aceder ao Google Assistant - ao estilo do que a Apple faz nos iPhones para aceder à Siri.
O efeito secundário é que, tal como nos iPhones, também se tornará mais complicado desligar o smartphone usando o botão de power. Em vez de se usar o botão, terá que se usar uma combinação de botões, que nas imagens do Android beta indicam ser: botão de power + botão de volume mais alto (o de volume baixo já é utilizado para a combinação das capturas de ecrã). Essa combinação fará surgir o menu de power que dará acesso à opção de desligar o smartphone.

Resta saber se, ao estilo dos iPhones, a Google também disponibilizará um método de fazer reset por hardware para o caso do sistema não estar a reagir (que nos iPhones consiste numa sequência de ter que carregar no botão de volume para cima, depois no de volume para baixo, e depois manter pressionado o botão de power). É certo que nos dias de hoje é cada vez mais raro ter que desligar o smartphone ou forçar um reboot, mas quando essa necessidade surge é um pouco frustrante / ridículo que a operação se tenha tornado tão pouco natural ou intuitiva que se tenha que chegar ao cúmulo de pesquisar na internet "como desligar o smartphone".

1 comentário:

  1. Isto são novidades? A Google podia aprender com os outros em vez de inventar porcaria, tenho um xiaomi com android 10 com o botão de power configurado para iniciar o assistant e se mantiver o botão pressionado aparece o popup das funções desligar etc

    ResponderEliminar