2021/05/24

HomePods com Apple Music "lossless" após actualização

Os HomePods da Apple vão ter acesso ao novo modo lossless do Apple Music, através de uma actualização prometida pela Apple.

A Apple tem sido criticada por ter anunciado o lançamento de modos de alta-qualidade lossless no Apple Music, que depois não podiam ser acedidos nos equipamentos onde mais faria sentido estarem disponíveis, como os seus HomePods ou AirPods. Algo que a Apple promete resolver parcialmente em breve, nos HomePods, com uma actualização que lhes permitirá usar os modos lossless.

No entanto, há que referir que mesmo nos modos lossless, todos estes equipamentos irão continuar limitados aos modos "normais" e não aos novos modos Hi-Res Lossless.

O modo lossless normal consiste em compressão sem perda de qualidade, com uma resolução máxima de 24-bit/48KHz, que é a suportada directamente pela maioria do hardware da Apple. Mas depois temos o Hi-Res Lossless que permite qualidades máximas de até 24-bit/192 kHz, e que só poderão ser usufruidas de momento através de um conversor DAC externo (sendo que também será possível ter modo Hi-Res com esta qualidade, mas com compressão). O que fica desde já eliminado é o acesso lossless nos AirPods, já que a ligação Bluetooth não é suficiente para suportar a largura de banda necessária para os codecs sem compressão.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)