2021/05/08

Ingenuity faz-se ouvir em Marte

A NASA revelou um vídeo que permite ver, e ouvir, o Ingenuity em voo em Marte.

O Ingenuity é o helicóptero que acompanhou o novo rover Perseverance na sua viagem até Marte, e que se tornou na primeira aeronave a voar fora do planeta Terra. O helicóptero tem superado todas as expectativas, resistindo às gélidas noites marcianas e conseguindo mater carga para fazer os voos experimentais durante os períodos diurnos. Num dos vídeos mais recentes, temos oportunidade para ouvir o Ingenuity em voo, algo que NASA estava com curiosidade em determinar, devido à atmosfera marciana.


Entretanto, o Ingenuity já realizou o seu 5º voo, que teve como novidade o facto de ter sido o seu primeiro voo "só de ida" - até ao momento todos os voos terminavam sempre com o regresso ao ponto de origem. O Ingenuity foi para uma área 129 metros à frente do percurso que o Perseverance irá percorrer, e quando chegou ao seu destino elevou-se até uma altitude de 10 metros (o dobro da altitude habitual a que tem voado) para captar imagens que permitam planear uma melhor navegação para o Perseverance, assim como detectar potenciais rochas com características especiais que interesse investigar.


Os cientistas da NASA têm estado bastante satisfeitos com o comportamento do Ingenuity, que em grande parte foi montado com componentes comerciais, resultando numa aeronave de baixo custo, mas que tem tido um comportamento que irá seguramente fomentar que futuras missões apostem mais em acompanhantes voadores dos rovers para efeitos de navegação e exploração adicional.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)