2021/05/20

Internet Explorer morre em Junho 2022

A Microsoft já revelou a data em que irá terminar oficialmente a era Internet Explorer, com o browser a ser abandonado em Junho de 2022.

Há muito que a MS tem feito todos os possíveis para direccionar os utilizadores do Internet Explorer para o Edge, que mais recentemente optou pela via mais fácil de usar o motor do Chrome em vez de usar um motor criado pela própria MS. Mas, apesar disso, o Internet Explorer ainda existe, e continuará a existir por mais um ano, com a sua morte oficial a só chegar em Junho de 2022.

Isto não quer dizer que seja recomendada a sua utilização (tal como já não o é há muito), já que nem sequer a MS garantirá que os seus serviços online funcionem neste browser a partir de Agosto deste ano.

O Internet Explorer chegou a dominar o acesso à web, havendo muitos sites que ainda por cima faziam questão de exibir orgulhosamente um pequeno emblema "site concebido para o Internet Explorer" - numa altura em que o browser nem sequer se preocupava em seguir o standard HTML como devia, e gerando uma série de complicações para quem desenhava sites. Sites feitos para o IE podiam não funcionar correctamente noutros browsers, e vice-versa; e isso foi um pesadelo que se arrastou por décadas. Aliás, há ainda alguns sites que insistem em só funcionar em IE, e que também eles serão forçados a modernizar-se (embora a MS diga que se poderá recorrer ao "modo IE" no Edge para continuar a aceder a esses sites arcaicos, se for necessário).

Adeus Internet Explorer, não irás deixar saudades.

4 comentários:

  1. Agora só falta a Autoridade Tributária acabar de vez com os serviços que nos obrigam a ainda usar o IE por causa do Java (comunicação SAF-T, por exemplo)...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quando mudarem isso o que vão fazer é um programa que usa o java fora do browser como fizeram com o sistema de senhas ou do autocarro das escolas em vez de fazerem um port para html5 do site.

      Eliminar
    2. A+++ é mesmo este o comentário que se impunha. Raios parta esses gajos.

      Eliminar
  2. Vou ter saudades, era o meu browser favorito para fazer o download do Firefox :P

    ResponderEliminar