2021/05/19

Project Starline da Google torna videochamadas "reais"

Bem a propósito da nova era de convívio remoto em que vivemos, a Google mostrou o seu Project Starline que permite colocar pessoas distantes frente a frente, como se estivessem mesmo lá.

A pandemia Covid-19 veio aumentar drasticamente a utilização de videochamadas e videoconferências, e o Starline da Google é um projecto que mostra como isso poderá evoluir nos próximos anos. Já vimos vários projectos que pretendem tornar as videoconferências numa experiência mais próxima de se estar com a outra pessoa à nossa frente, mas o Starline parece consegui-lo de forma bastante mais realista. Segundo o vídeo mostrado pela Google na abertura do Google I/O, o resultado final parece ser o de se estar perante uma janela para a outra pessoa.


A técnica como isso é feita acaba por não ter nada de tecnicamente revolucionária. É utilizada uma câmara 3D, e em vez de um ecrã "holográfico" temos um sistema que faz tracking dos olhos da pessoa para gerar uma imagem com a perspectiva correcta, criando a ilusão de se estar perante um resultado tridimensional. Algo que poderá fazer relembrar os projectos de head tracking com Wiimotes que vimos há mais de uma década.

Resta saber se alguma vez isto irá ser aplicado ou transformado num produto comercial para "todos", ou se será apenas um daqueles projectos que é impressionante mas que nunca sairá dos laboratórios de experiências da Google.

1 comentário:

  1. Se realmente conseguissem capturar a pessoa com bastante pormenor em 3D e enviar para o outro lado a maior parte da informação logo no inicio da ligação, talvez fosse possível depois durante a chamada enviar apenas os movimentos que estão a ser feitos e replicálos no "objeto" 3D do outro lado, assim devia conseguir-se uma compressão mesmo muito grande... só faltava o som que terá muito menos requisitos de largura de banda (talvez um dia tb seja possível fazer voz para texto, e texto para voz com a assinatura da voz daquela pessoa em concreto, o que tb vai dar uma taxa de compressão impressionante ;)

    ResponderEliminar