2021/05/13

Rede Find My usada para enviar mensagens sem internet

Investigadores descobriram uma forma de explorar a rede de localização Find My da Apple para enviar mensagens sem necessidade de internet.

Recentemente vimos como era possível criar clones de trackers Bluetooth que funcionam com a rede Find My da Apple, usada para encontrar iPhones, Macs, e as recentes AirTags. Agora, um investigador mostra como se pode tirar partido da rede para permitir que um microcontrolador como um ESP32 possa enviar mensagens sem necessidade de ter uma ligação à internet - desde que tenha iPhones a passar por perto.
O sistema tira partido do método de funcionamento da própria rede, que permite que os trackers enviem a sua localização através de iPhones que passem nas proximidades. Neste caso, em vez da localização, podemos enviar um curta mensagem ou conjunto de dados.

O sistema não é garantido, pois está dependente de que passe um iPhone por perto, mas abre caminho para uma nova forma de reportar dados de sensores, ou até de trocar mensagens curtas, entre aparelhos que não tenham outra forma de se manterem ligados à internet - tirando partido desta rede gratuita que apanha boleia à custa da rede Find My da Apple.

1 comentário:

  1. Deve ser uma maneira da Apple controlar o que fazem e os seu modos de vida não me parece seguro?!!

    ResponderEliminar