2021/03/09

Trackers Bluetooth para a rede "Find My" da Apple criados por investigadores

Investigadores fizeram aquilo que a Apple tem adiado há mais um ano com os AirTags: arranjaram forma de usar trackers Bluetooth com a rede "Find My iPhone" da Apple.

As referências de que a Apple tem uns trackers Bluetooth e UWB AirTags são conhecidas há muito, mas os meses vão passando e a marca da maçã continua sem os lançar ou apresentar oficialmente. Um grupo de investigadores alemães decidiu deixar de esperar, analisando o protocolo utilizado pela Apple para a rede "Find my", e apresentando uma forma de se poder adicionar trackers Bluetooth à rede - e disponibilizando o projecto como open-source: OpenHaystack.

O nome faz alusão à expressão "descobrir uma agulha num palheiro" (em inglês), e tira partido da rede já criada pela Apple para encontrar produtos perdidos, mesmo que possam estar sem ligação à internet, bastando que outra pessoa com outro produto Apple passe perto dele; sendo que todas as comunicações são feitas de forma encriptada e privada, de modo a que não seja possível saber quem tem o quê, ou que isso seja usado para determinar a sua localização de forma abusiva. Só o legítimo dono dos dispositivos, ou neste caso, dos trackers, poderá saber por onde andam os seus equipamentos.

Eu quero acreditar que o motivo do atraso do lançamento dos AirTags da Apple possa estar relacionado com uma parceria com a Google para que esta rede de localização possa funcionar de forma global entre iPhone e Android - de forma idêntica à parceria que foi feita para o tracking Covid-19 (e que de certa forma, acaba por ser um mecanismo idêntico). Esperemos que seja esse o caso, pois assim aumentar-se-ia drasticamente as hipóteses de encontrar equipamentos perdidos / roubados. De qualquer forma, os últimos rumores apontavam para um potencial lançamento dos AirTags este mês.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)