2021/05/24

Samsung mostra memória RAM CXL.mem em PCIe 5.0

Expandir a memória RAM num computador será ainda mais fácil com a chegada do PCIe 5.0, com a Samsung a mostrar um módulo de RAM CXL.mem que poderá adicionar terabytes de memória a um computador.

Estamos habituados a usar o barramento PCI(e) para adicionar todo o tipo de componentes adicionais aos nossos computadores, quer sejam placas de rede 10GbE, placas gráficas com poderosos GPUs, placas de I/O, SSDs ou muitas outras. Mas com a chegada do PCIe 5.0 teremos também a capacidade de adicionar algo que até agora não era possível: acrescentar memória RAM que fique directamente disponível no sistema.

Com o standard CXL.mem, passará a ser possível adicionar memória RAM a um computador da mesma forma que adicionamos uma placa gráfica. A vantagem é que assim não se fica limitado ao número de controladores / canais existentes no CPU, e que normalmente se ficam por um máximo de 8 módulos de memória e algo como 128GB. Tecnicamente, nada impedirá qualquer pessoa de acrescentar 1TB ou 2TB de memória RAM DDR5 (ou mais avançada ainda) - a não ser o seu orçamento.

Os primeiros sistemas com PCIe 5.0 deverão chegar ainda este ano com a série Sapphire Rapids da Intel, destinada ao segmento dos servidores; e expandindo-se aos CPUs e motherbaords do segmento doméstico em 2022.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)