2021/05/27

TSMC arranca produção do A15 para iPhone 13

O chip A15 para a próxima geração de iPhones 13 já começou a ser produzido pela TSMC usando o seu processo de 5nm.

Múltiplos sectores industriais têm estado a enfrentar um grave problema de falta de chips, mas no caso da Apple e do iPhones, o novo chip A15 não será um deles (não invalidando que a Apple possa ter problemas a arranjar outros componentes). O A15 será produzido pela TSMC e vai manter o processo de fabrico de 5nm já utilizado no A14 - o que já era esperado, considerando que o seu processo de 3nm só deverá estar apto para produção em volume no próximo ano.

Mantendo o mesmo processo de 5nm, as melhorias face ao A14 não deverão ser impressionantes, sendo provável que nesta geração a Apple se tenha preocupado em aumentar a eficiência e reduzir os consumos, tanto a nível do 5G como da aguardada transição para um ecrã de 120Hz - que terá ficado ausente dos iPhone 12 precisamente por causa dos consumos.

A chegada dos 120Hz aos iPhones permitirá equilibrar o campo face aos smartphones Android, onde muitos modelos (incluindo modelos de gama económica) já oferecem ecrãs de 120Hz ou 90Hz. Uma chegada que se pode considerar que vem atrasada, considerando que a Apple há muito que aderiu aos ecrãs de 120Hz nos iPad Pro, e estará bem consciente das suas vantagens.

Por isso, os iPhone 13 deste ano terão como principal melhoria o ecrã (a 120Hz), mas novo salto nas melhorias internas só deverão chegar no próximo ano, com salto para os chips de 3nm, seguido nos anos seguintes pela transição para chips 5G da própria Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)