2021/05/26

USB-C reforça carregamentos de 100W para 240W

O standard USB-C Power Delivery foi actualizado, passando de um máximo de 100W para 240W, permitindo o carregamento de portáteis mais gastadores.

Poder carregar um portátil através de um cabo USB-C veio reforçar a conveniência e contribuir para a uniformização dos carregadores, mas o limite de 100W significava que muitos portáteis de maior potência ficavam de fora deste objectivo e a precisar dos seus carregadores proprietários. Com a Revision 2.1, o USB-C passa a contar com o "Extended Power Range" que passa a possibilitar o carregamento a 240W (48V a 5A), desde que se usem cabos adequados e certificados.

Esta questão é extremamente importante, pois actualmente já enfrentamos situações em que os cabos nem sempre funcionam da forma devida em conjunto com o carregador, ou com o equipamento a carregar, fazendo com que os supostos 100W (ou 80W, ou 60W) não sejam atingidos, ficando-se por uma fracção do que seria pretendido. Com este Extended Power Range, será seguro assumir que, pelo menos durante uma fase inicial, a confusão seja ainda maior, e que a única forma segura de atingir estas potências seja utilizando o carregador e cabo fornecido de fábrica com o equipamento.

De qualquer forma, é sempre uma notícia positiva, e que a longo prazo irá contribuir para que o USB-C se torne na ficha "universal" que há muito se espera.

2 comentários:

  1. Por este andar, daqui a uns tempos estamos a carregar os carros eléctricos com fichas USB-C :P

    ResponderEliminar