2021/06/02

Android 12 bloqueia alteração do painel de partilha

A versatilidade dá um passo atrás no Android 12, que passa a impedir a apresentação de painéis de partilha alternativos.

Uma das grandes vantagens do Android é a sua capacidade de ser completamente personalizável, mas nem sempre é fácil manter essa versatilidade a par do desejo de manter uma utilização mais uniforme. No Android 12 deixa de ser possível alterar o painel de partilha do sistema, o que dita o fim de apps como o Sharedr que se dedicavam a essa função.

O painel de partilha no Android tem seguido um percurso sinuoso ao longo dos anos, mas parece finalmente ter encontrado um ponto de equilíbrio e maturidade que reduzirá a necessidade de recorrer a este tipo de ferramentas. No entanto, com a chegada do Android 12, isso nem sequer ficará à discrição dos utilizadores, já que o próprio sistema irá impedir a alteração desse painel por apps instaladas. A Google vai até mais longe e diz que nunca houve a intenção de que as apps pudessem alterar o painel de partilha, e que a forma como isso estava a ser implementado deveria apenas dar acesso a apresentar o painel de partilha do sistema, sem modificações.

Embora este tipo de personalização seja algo que apenas apele a um nicho bastante específico de utilizadores, será melhor começarem a mentalizar-se desde já que terão que abdicar dessa capacidade assim que transitarem para o Android 12.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)