2021/06/04

Apple vai lançar app Android para detectar AirTags

A Apple está a fazer alterações nas AirTags para evitar os potenciais usos para tracking abusivo, incluindo uma app para Android.

Tal como se imaginava, a Apple está a ser obrigada a fazer alguns ajustes nos seus trackers de localização AirTags. Embora a Apple tenha implementado medidas de anti-stalking para tentar evitar que os pequenos localizadores fossem usados para seguir pessoas sem a sua permissão, depressa se descobriu que a forma como isso era feito não iria funcionar para muitos casos.

Quem colocasse uma AirTag num utilizador com um smartphone Android, só ao fim de três dias é que iria ouvir um alerta sonoro do localizador a "queixar-se" estar afastado há muito tempo do seu dono - no caso dos iPhones, como conseguem detectar as AirTags próximas, o alerta era dado mais cedo. O tempo para os alertas irá ser reduzido, passando das 72 horas para um período aleatório que varia entre as 8 e as 24 horas. Mas, mais que isso, a Apple diz que vai lançar uma app para Android para permitir a detecção de AirTags por perto - o que levanta uma série de questões.

Embora, à partida, possa parecer positivo que a Apple lance uma app AirTag para Android - a questão que se coloca é: fará qualquer sentido que se tenha que usar uma app de uma determinada empresa para se evitar ser seguido abusivamente por um produto dessa mesma empresa? Facilmente se pode imaginar a polémica que seria se o caso estivesse invertido, e fosse a Google a "exigir" que os utilizadores com iPhones tivessem que instalar uma app para saberem se estavam a ser seguidos por um localizador da Google.

Mais que isso, o lançamento de uma app para Android para detectar AirTags apenas vem relembrar como teria sido imensamente preferível que Apple e Google tivessem feito uma parceria, ao estilo da que fizeram para o tracking do Covid-19, para tornar este sistema de localizadores universal e global. Esperemos que a discussão gerada em torno disto faça as coisas seguirem nesse sentido. Mas até lá, se tiverem um Android e quiserem evitar que alguém vos esteja a seguir usando uma AirTag, preparem-se para ter que instalar uma app da Apple em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]