2021/04/23

AirTags da Apple vêm com sistema anti-stalking

A Apple não se esqueceu de que os seus localizadores AirTag poderiam ser usados para seguir secretamente outras pessoas - e por isso implementou um sistema que impede esse tipo de utilização.

Os pequenos "botões" AirTag podem riscar-se com facilidade e não deixar que os utilizadores mais criativos utilizem certas combinações de emojis, mas uma área em que a Apple não descurou foi a do potencial para abusos. Com dimensão reduzida, seria extremamente fácil alguém colocar um AirTag numa mochila ou bolso de um casaco de outra pessoa, para depois seguir remotamente a sua localização.

Sistema anti-stalking

É precisamente por isso que a Apple implementou várias medidas que impedem este tipo de utilização. Se se tratar de alguém com um iPhone com iOS 14.5 ou posterior, e alguém lhe colocar um AirTag secretamente, o iPhone irá dar um alerta indicando que foi detectado um AirTag que se está a deslocar consigo. Obviamente, é um alerta que só aparece no caso de ser um AirTag desconhecido e que não esteja associado à sua própria conta, ou à de outro iPhone que também se esteja por perto (para contemplar situações como transportes públicos, onde poderão haver vários AirTags desconhecidos a moverem-se em conjunto). No caso de verem a tal notificação, na eventualidade de ser mesmo a tentativa de "espionagem", poderão fazer com que o AirTag emita um som, para que possa ser localizado com facilidade.
Nota adicional: os AirTag contam com um sistema idêntico ao do bloqueio dos iPhones, pelo que não será possível "apropriarem-se" de um AirTag que tenham encontrado e que esteja associado a outra conta.

No caso de ser uma pessoa com um Android, sem "Find My" da Apple, existe um método alternativo para detecção. Quando um AirTag fica demasiado tempo afastado do iPhone a que está associado, irá começar a emitir o sinal sonoro de alerta, denunciando a sua presença à pessoa que estaria a ser espiada. No entanto, por agora esse período é de três dias (e é determinado pela Apple), pelo que poderia permitir o tracking durante um par de dias de pessoas com Android - mas é algo que a Apple poderá ajustar em conformidade.


Como informação final, existe um limite de 16 AirTags que podem ser associados a uma única conta; pelo que se recomenda moderação a quem estive a pensar colocá-lo em dezenas e dezenas de produtos para não os perder.


Actualização: Como se previa, o prazo de três dias para os alertas está a levantar algumas preocupações no caso de relações abusivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)