2021/06/08

Find My da Apple descobre iPhones desligados

A Apple diz que a rede Find My usada pelos iPhones, AirTags e demais produtos Apple, poderá localizar dispositivos até mesmo se tiverem sido desligados.

Para desincentivar ainda mais o roubo de produtos, a Apple anuncia uma série de novas funcionalidades da rede Find My com a chegada do iOS 15. A Apple diz que a sua de localização poderá localizar os dispositivos até mesmo depois de terem sido desligados. Uma promessa curiosa que levanta bastantes questões.

É natural assumir que qualquer ladrão minimamente informado se apresse a desligar um iPhone ou iPad que tenha roubado, com isso procurando evitar que o dispositivo possa enviar a sua localização para a Apple e para o dono legítimo. Mas agora a Apple diz que o sistema conseguirá localizar os dispositivos mesmo se tiverem sido desligados, algo que dá uso ao sistema "Power Reserve" que reserva parte da bateria e mantém as funcionalidades de localização mesmo quando se pensa ter ficado sem bateria ou desligado o iPhone - como já acontece nos iPhones e Apple Watches para efeitos de utilização dos bilhetes digitais.

Seja qual for a forma, o sistema de localização também passa a localizar objectos dados como perdidos mesmo no caso de quem os tiver levado tiver tentado fazer um reset de fábrica, coisa que não será possível com o Activation Lock. E, para que não haja dúvidas, o ecrã do iPhone, iPad ou Mac, apresentará de forma bem visível que o dispositivo está bloqueado, a enviar a localização, e que pertence a outra pessoa.

1 comentário:

  1. "É natural assumir que qualquer ladrão minimamente informado se apresse a desligar um iPhone ou iPad que tenha roubado".

    Dá para impedir.
    Definições -> Face Id e código -> desativar a opção central de controlo.

    Assim não conseguem nem o tel. nem o acesso à rede de dados. Só qd a bateria acabar.

    ResponderEliminar