2021/06/20

Malware Vigilante bloqueia acesso ao Pirate Bay

Foi descoberto um novo malware - Vigilante - que, em vez de roubar dados dos utilizadores, tenta impedir que acedam a sites pirata.

Hoje em dia é inevitável aceitar que a utilização de um computador venha acompanhada de uma série de potenciais riscos, tal a quantidade de malware e ransomware que circula pelas redes. Quase sempre o objectivo destes pedaços indesejados de software é o de roubar dados dos utilizadores, como as suas passwords, ou encriptar os seus conteúdos para pedir resgates avultados; mas há também outros que têm uma função bastante mais curiosa: perseguirem os utilizadores que usam software pirata.

Esta malware Vigilante altera o ficheiros Hosts para impossibilitar o acesso a sites de pirataria como o The Pirate Bay.

Apesar do factor curiosidade, este malware não será de grande preocupação, pois nem sequer recorre a qualquer técnica de persistência para se manter instalado no sistema. A sua única função é alterar o ficheiro hosts quando executado, e fica-se por aí. Pelo que bastará repor o ficheiro ou eliminar as linhas respectivas aos domínios que foram bloqueados, para que tudo volte à normalidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)