2021/06/04

Philips Hue renova app com versão 4.0

Os utilizadores das lâmpadas Philips Hue passam a ter uma app renovada, mas que poderá não agradar a todos.

A Signify já lançou a versão 4.0 da app Philips Hue para Android e iOS, que foi refeita de raiz para ser mais rápida e eficiente, mas que no processo também dificulta algumas coisas e poderá obrigar a alguma re-habituação ou alteração da forma como se faziam as coisas.

A app continua a manter a mesma estrutura e não será demasiado estranha a quem já utilizava a versão anterior, apresentando os controlos das divisões tal como apresentava antes. As alterações surgem quando se entra na secção de cada divisão.


Em vez de se ter o acesso a uma lista vertical que permitia o ajuste imediato de todas as lâmpadas Hue numa divisão, a nova app foca-se nas selecção de cenas, tanto as que oferece de origem, como as que forem criadas pelos utilizadores. As lâmpadas individuais são relegadas para um muito menos prático slider horizontal que apenas permite ver três lâmpadas de cada vez, obrigando a deslizar constantemente para quem tiver mais lâmpadas (e as cenas no topo também obrigam a deslizar horizontalmente).

Quer isto dizer que, para quem estava habituado a ter o acesso imediato a todas as lâmpadas e ajustar a sua intensidade, as coisas ficam muito menos práticas de fazer.

Apesar de ter criticado isto durante a fase beta, e uma vez que a Signify parece não estar com vontade de alterar este novo estilo, fui forçado a alterar os meus hábitos, passando a criar mais cenas personalizadas para evitar o controlo manual que fazia com frequência. Não digo que seja uma opção pior, mas é indiscutível que dificulta o controlo individual das lâmpadas e obriga a repensar a forma de utilizar a app.

Mas, há outros aspectos onde as melhorias serão menos polémicas. As rotinas passam a ser substituidas por automações com mais capacidades, incluindo acções ao nascer / pôr do sol, ou saber se há pessoas em casa (para evitar que quando uma pessoa saia de casa apague as luzes às restantes que ainda lá permanecem), uso facilitado de múltiplos gateways, e promessa de cenas dinâmicas para breve, com transições lentas de cor ao longo de um período de tempo.

A app é também acompanhada da chegada de um novo firmware para o gateway Philips Hue, que no futuro ganhará compatibilidade com o Mater.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)