2021/06/25

Produtos da Semana

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

QNAP NAS TVS-x72X 10GbE com HDMI 4K e SSDs M.2 NVMe

A QNAP lançou os NAS 10GbE de alto desempenho TVS-672X com seis baías e TVS-872X com oito baías e processadores Intel® Core™ i3. Com capacidade de armazenamento expansível e apps repletas de funcionalidades. Ambos os modelos suportam aceleração por cache SSD M.2 NVMe, expansão PCIe, backup multi-nuvem, saída HDMI 4K@60Hz, transcodificação em tempo real, suporte para Azure Active Directory Domain Services (Azure AD DS) e muito mais funcionalidades para melhorar os fluxos de trabalho e produtividade de pequenas e médias empresas.

A série TVS-x72X apresenta um processador quad-core Intel® Core™ i3-8100T a 3,1 GHz com memória DDR4 de duplo canal (expansível até 64 GB). Oferece duas portas Gigabit e uma 10GBASE-T RJ45 (10G/5G/2.5G/1G/100M) para aumentar o desempenho de máquinas virtuais, acesso intensivo a ficheiros, backup/restauro de alta velocidade e transferência de ficheiros multimédia. As quatro portas USB 3.2 Gen 2 (10Gbps) também permitem compatibilidade com os chassis de expansão/unidades USB mais recentes e rápidos para transferir grandes ficheiros multimédia. A série TVS-x72X é perfeitamente adequada para usar com os switches 10GbE acessíveis geridos e não-geridos da QNAP para ambientes de rede de alto desempenho, segurança e escalabilidade.

Os utilizadores podem configurar caching SSD usando SSDs de 2,5 polegadas ou dois SSDs M.2 NVMe 2280 (vendidos separadamente) no TVS-x72X. A expansibilidade PCIe permite maior potencial de utilização NAS com a instalação de placas QM2, placas de rede 2.5/5/10/25GbE, placas Fibre Channel e placas de expansão de armazenamento da QNAP. A série TVS-x72X fornece uma saída HDMI 2.0 que suporta até 4K (3840 x 2160p) @60Hz e permite exibir diretamente multimédia, máquinas virtuais ou um desktop Ubuntu® num monitor ou TV.

Os utilizadores do NAS TVS-x72X podem alternar entre o sistema operativo QTS e QuTS hero – o sistema operativo para NAS baseado em ZFS da QNAP. Fornecendo integridade de dados ponta-a-ponta, redução de dados (deduplicação, compressão e compactação de dados em linha) e muito mais, o QuTS hero usa recursos de sistema adicionais para garantir o melhor ambiente possível para proteger dados empresariais.


QNAP lança placa de rede 10GbE dupla

A QNAP lançou uma nova placa de expansão de rede 10GbE QXG-10G2T-X710. Equipada com um Intel Ethernet Controller X710, a QXG-10G2T-X710 é uma placa PCIe Gen 3 (compatível PCIe Gen 2) que pode ser instalada num NAS QNAP ou PC Windows/Linux para adicionar duas portas 10GbE.

A QXG-10G2T-X710 suporta cinco velocidades (10G/5G/2.5G/1G/100M) e consegue alcançar velocidades de transferência até 20Gbps utilizando ambas as portas com Port Trunking. A eficiência de rede é melhorada com suporte para SR-IOV e iSCSI, o que beneficia aplicações de virtualização intensivas em I/O e sensíveis à latência, bem como centros de dados. A QXG-10G2T-X710 é também o complemento perfeito para os switches 10GbE da QNAP, permitindo construir um ambiente de rede de alta velocidade acessível.

Quando implementada num PC Windows ou Linux, os utilizadores têm que instalar o controlador QXG-10G2T-X710. Não é preciso controlador quando instalada num NAS QNAP, mas é necessário o QTS 4.5.2 / QuTS hero h4.5.1 (ou posterior).


Garmin Dash Cam Mini 2, 47, 57 e 67W

A Garmin apresentou os seus novos modelos de câmaras para condução, as mais avançadas e completas até à data, com controlo por voz, upload para a cloud, tecnologia Garmin Clarity HDR, e visualização em direto (Live View) que permite aceder à câmara remotamente através de uma rede Wi-Fi para ver o conteúdo em direto a partir do smartphone quando o seu veículo está estacionado.

Os novos modelos Dash Cam™ Mini 2, 47, 57 e 67W são uma evolução natural dos seus antecessores, adaptando-se ainda mais às necessidades de múltiplos utilizadores, quer em termos de campo de visão, aos alertas de condução e radares, quer em termos de utilização intuitiva ou o ecrã. Todas elas possibilitam a gravação de vídeo de alta qualidade graças à integração da ótica Clarity™ HDR da Garmin, que proporciona maior nitidez e detalhe, tanto de dia como de noite. Além disso, para evitar distrações (os dispositivos não podem ser manipulados durante a condução), também nos quatro novos modelos é possível realizar a sua gestão através de comandos de voz. Basta dizer "Ok, Garmin" e as câmaras guardarão sequências de vídeo, tirarão uma fotografia ou iniciarão e pararão a gravação áudio, bem como iniciar e parar a função Travelapse™.

Entre as novidades que esta série integra, destaca-se a função Live View, que permite aceder remotamente à câmara a partir do seu smartphone (através da aplicação Garmin Drive), para que possa observar a situação do seu carro a partir de qualquer lugar quando este estiver estacionado. Isto requer uma ligação Wi-Fi ativa e alimentação constante (alguns veículos necessitarão de um cabo de alimentação adquirido separadamente). Outra característica que os distingue dos modelos anteriores é o Parking Guard, que monitoriza a atividade em torno do veículo quando estacionado e alerta automaticamente com as notificações de videoclipes enviadas para a aplicação Garmin Drive (requer download para um smartphone compatível) se for detetado um incidente. Isto também requer uma ligação Wi-Fi ativa e alimentação constante. Ao mesmo tempo, começam a gravar automaticamente quando o movimento é detetado e oferecem o modo de gravação veículo estacionado, que monitoriza o ambiente do carro enquanto este está estacionado e o motor não está em funcionamento (requer um cabo para o modo de gravação estacionado, que é vendido separadamente e recomendado para instalação por um profissional).

Logo que as Dash Cam™ Mini 2, 47, 57 e 67W gravem qualquer vídeo, este é guardado na memória da câmara e existe a opção de o guardar na nuvem Vault. Pode ser acedido através da aplicação Garmin Drive™, que é pré-carregada num smartphone compatível e requer uma ligação Wi-Fi® ativa. Também permite partilhar vídeos com outras pessoas através do envio de um link e de uma palavra-chave. Cada video é armazenado em Vault online durante 24 horas a partir do momento do carregamento, e a Garmin oferece planos de armazenamento alargados através de subscrições pagas.


Estes novos modelos proporcionam uma sincronização automática que permite a ligação sem fios, via Bluetooth, até quatro Dash Cam™ localizados à frente, atrás ou aos lados do veículo. Desta maneira, oferece uma cobertura praticamente completa de 360°, e também pode reproduzir vídeos de até quatro câmaras a partir do seu smartphone, através da aplicação Garmin Drive™. Se guardar o vídeo numa Dash Cam™, as outras também o guardarão. Também combinam e organizam automaticamente os ficheiros multimédia para que os possa encontrar e visualizar facilmente.

Estes modelos oferecem até 30 minutos de autonomia, vêm com um suporte magnético e um cabo de alimentação USB dual que lhe permite carregar telefones ou outros acessórios enquanto alimenta a câmara. Incluem, também, até duas opções de instalação de cabo de alimentação para que possa posicionar o cabo para cima ou para baixo.


Dash Cam™ Mini 2, do tamanho de uma chave. Mais pequena, mais compacta e discreta do que os seus pares, é uma câmara de reduzidas dimensões, com apenas 3,13 x 5,33 x 2,93 cm, concebida para ser montada atrás do espelho retrovisor sem chamar a atenção. Especificamente, foi criado para aqueles utilizadores que apenas querem ter um dispositivo que lhes permita gravar e guardar automaticamente vídeos de incidentes, com alta qualidade, graças à sua lente grande angular de 140 graus que captura a imagem inteira em alta resolução.

PRVP Garmin Dash Cam™ 47: 179,99 euros
PRVP Garmin Dash Cam™ 57: 199,99 euros
PRVP Garmin Dash Cam™ 67W: 249,00 euros
PRVP Garmin Dash Cam™ Mini 2: 129,99 euros


Apontador digital Hama Spot-Pointer para reuniões

O Hama Spot-Pointer não se resume a um simples apontador a laser: trata-se de um dispositivo digital completo criado a pensar em apresentações profissionais. E com quatro modos distintos de apresentação, é mais fácil agarrar e manter a atenção do seu público. O dia-a-dia nos escritórios e universidades atravessa um período de grandes mudanças, e com isso alteram-se também os requisitos que nos permitem continuar a progredir, mesmo à distância. As videochamadas, webinars ou o ensino a partir de casa são vias cada vez mais poderosas para conduzir apresentações profissionais, e foi a pensar nesta nova realidade que a Hama projetou o Spot-Pointer (referência Hama: 00139917), um apontador a laser digital ideal para reuniões presenciais e remotas.

Os tradicionais apontadores a laser são cada vez mais redundantes numa era de apresentações à distância. Por outro lado, o sofisticado apontador Spot-Pointer da Hama está equipado com um giroscópio e acelerómetro que detetam os movimentos da mão do seu utilizador, permitindo-lhe controlar o ponto na tela de projeção ou no ecrã. Ao contrário dos apontadores a laser convencionais, este apontador digital não emite luz, apresentando, em vez disso, um ponteiro digital. Assim, também não há risco para os olhos e o utilizador pode gesticular e mover-se livremente dentro do espaço.

O Hama Spot-Pointer oferece quatro modos diferentes de apresentação. (1) O ponteiro digital projeta um ponto vermelho que se pode colocar num ponto específico da apresentação como um ponteiro laser convencional; (2) a lupa permite ampliar detalhes num mapa ou numa fotografia; (3) o foco funciona como um holofote, podendo ser usado para destacar áreas específicas numa tabela ou diagrama; e (4) o cursor tipo rato oferece um controlo direcionado, por exemplo, para iniciar vídeos, abrir ligações, explicar programas, entre outros.

O Spot-Pointer ajuda a evitar que o utilizador perca a noção do tempo graças a uma função de temporizador. O visor do controlador mostra o tempo de que dispõe, e uma vez terminada a contagem decrescente o ponteiro vibra discretamente para que saiba que deve concluir. Inclui apenas três botões que oferecem acesso às funções mais importantes do dispositivo, evitando que os comandos sejam um obstáculo durante uma apresentação importante. Além disso, e para garantir que ele não deixa o seu utilizador ficar mal no meio de uma explicação crucial, o Spot-Pointer oferece uma bateria com até 3 meses de autonomia com uma carga completa.

O software necessário para operar o Hama Spot-Pointer vem armazenado no cartão microSD no dongle incluído. Basta inserir o recetor numa ranhura USB no portátil ou PC, instalar o software e começar a usar. O Spot-Pointer é compatível com Windows e Mac. O cartão microSD incluído tem uma capacidade de até 2 GB. Isto significa que é possível guardar documentos diretamente no apontador sem necessidade de trazer outra pen USB para as apresentações.

O Hama Spot-Pointer está disponível no mercado português por um preço de 49,99 €.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)