2021/06/12

Ransomware Avaddon divulga chaves de descodificação

Quem tiver sido afectado pelo ransomware Avaddon tem boas probabilidades de recuperar os seus dados, com as chaves que foram divulgadas publicamente.

O grupo de ransomware Avaddon parece estar a seguir o exemplo do DarkSide e decidiu encerrar a actividade. No processo, e talvez esperando evitar ou minimizar repercussões, divulgou também quase 3000 chaves de descodificação que permitem recuperar os dados que foram encriptados por este ransomware.
Desde o caso do DarkSide ter afectado a Colonial Pipeline que tem sido exigido às autoridades que dêem prioridade a este tipo de ataques. Isso faz com que, para muitos grupos, seja o momento em que será melhor sair de cena e desfrutar dos milhões acumulados. No caso deste Avaddon os resgates não eram dos mais elevados (ainda recentemente houve um caso de uma empresa a pagar 11 milhões de dólares), mas ainda assim atingiam uma média de 600 mil dólares.

A EMSISOFT já está a disponibilizar um descodificador gratuito para o Avaddon, para que os afectados possam tentar recuperar os seus ficheiros.

Dica: Não se esqueçam, no caso de serem apanhados por ransomware, mantenham os discos com os dados que foram encriptados. Pode ser apenas uma questão de tempo até que seja disponibilizada uma ferramenta capaz de os recuperar - e o preço de alguns discos será sempre mais em conta do que pagar o resgate.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]