2021/06/12

Como construir um cubo LED 8x8x8

Ideal para ocupar o tempo de férias para quem procura um hobby, este cubo de LEDs de 8x8x8 será capaz de criar infinitos efeitos luminosos e ser motivo de conversa.

Os cubos LED são peças fascinantes, tanto para os fãs da iluminação decorativa, como para todas as demais pessoas que ousem olhar para os seus efeitos tridimensionais. Este Cubo de 8x8x8 já é algo ambicioso, pois obriga a utilizar 512 LEDs e a ter bastante paciência para a sua montagem - mas sendo algo que pode ser acelerado consideravelmente criando-se um "molde" onde colocar os LEDs e criar um grelha deles; processo que terá que ser repetido oito vezes, para depois se fazer a montagem final.


Embora seja perfeitamente possível aventurarem-se logo neste como primeiro projecto de cubos LED, poderá ser mais fácil iniciarem-se neste mundo criando uma variante mais pequena de 2x2x2 LEDs, ou de 4x4x4 LEDs, que serão consideravelmente mais simples e rápidos de fazer, e poderão permitir ensaiar e afinar algumas das técnicas de soldadura necessárias para evitar frustrações com o modelo de maiores dimensões.


Mas se por acaso acabarem o projecto e acharem que foi fácil, podem sempre aventurar-se a criar um cubo LED de 16x16x16! :)


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)