2021/06/25

TCL revela óculos NXTWEAR G

Querendo marcar posição nos óculos digitais sem se meter na complexidade dos óculos VR ou de realidade aumentada, a TCL apresentou os seus óculos NXTWEAR G.

Enquanto múltiplos fabricantes investem centenas de milhões para nos trazerem óculos de realidade aumentada que igualem as capacidades demonstradas nos filmes sci-fi, a TCL optou por algo bastante mais simples e pragmático: óculos NXTWEAR G destinam-se a funcionar apenas e somente como um ecrã gigante colocado à frente dos olhos.

Os NXTWEAR G usam ecrãs micro OLED Full HD da Sony, recriando a experiência de se ter um ecrã de 140" a alguns metros de distância.
É um produto curioso, que faz recordar algumas tentativas feitas há vários anos a nível de criar óculos com ecrãs, na altura pecando por oferecerem resolução reduzida que deixava a desejar. Mesmo agora, fico um pouco reticente quanto a ter "apeans" resolução Full HD num ecrã que quer simular um tamanho de 140", onde seria mais adequado ter uma resolução 4K. Mas, esperarei para ver.

Como em todos os outros produtos, acabará por ser o preço a ditar o sucesso ou insucesso destes óculos, com a consciência de que serão um produto de transição que se arrisca a ficar obsoleto com a chegada dos óculos de realidade aumentada (que seguramente começarão por ter preços em patamares muitíssimo superiores, antes de, eventualmente, chegarem a preços mais aceitáveis).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)