2021/06/01

Tesla Model S e X com GPU AMD RDNA2

A AMD revelou que os novos Tesla Model S e Model X usam os seus GPU RDNA2 para se tornarem em verdadeiras máquinas de jogos sobre rodas.

Os Tesla contam com um sistema de infotainment que já inclui vários jogos - incluindo um jogo de corridas que pode ser controlado usando-se o volante do próprio automóvel - mas Elon Musk tinha prometido que a próxima geração seria capaz de ter jogos com qualidade idêntica à de uma PS5. Pois bem, agora descobre-se que os novos Model S e X irão ter CPUs e GPUs da AMD, tirando partido da sua arquitectura RDNA2.

Ainda assim, o facto da Tesla aparentemente ter escolhido o GPU mais modesto da nova linha de GPUs para portáteis significa que não teremos "exactamente" um desempenho ao nível de uma PS4 ou Xbox Series X, mas será seguramente bastante superior ao que habitualmente se pode encontrar num automóvel, e também muito melhor do que o sistema nos Tesla actuais.
Obviamente que ninguém (penso eu!) irá comprar um Tesla por causa da sua capacidade de correr jogos com qualidade gráfica idêntica à de uma consola de jogos, mas este benefício gráfico poderá também ser posto em uso para o resto do interface, permitindo que seja mais fluido e com resposta mais instântanea às acções do condutor e passageiros - e isso sim, será algo do qual se poderá beneficiar a tempo inteiro no dia a dia, e não apenas das vezes que se decidir usar o Tesla para jogar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)