2021/06/05

WebExtensions possibilita extensões standard para todos os browsers

A Apple, Google, Microsoft e Mozilla querem criar um sistema standard para facilitar o uso de extensões em qualquer browser com o WebExtensions.

Já ficaram frustrados por usarem uma extensão que consideram indispensável num browser, e descobrem que a mesma não está disponível para outro browser que têm / querem usar? Em breve isso poderá tornar-se uma coisa do passado, pois os gigantes da área Google (Chrome), Apple (Safari), Microsoft (Edge) e Mozilla (Firefox) querem criar um standard para extensões que permita que uma mesma extensão possa funcionar em todos estes browsers.

O WebExtensions pretende criar um sistema comum de acesso a funcionalidades nos browsers (APIs), que permita o máximo desempenho e versatilidade das extensões mas também garanta a sua segurança. Embora não diga que uma extensão será imediatamente compatível com todos os browsers, irá, no mínimo, facilitar a vida aos developers, permitindo adaptar as extensões para outros browsers de forma muito mais rápida - sabendo que as bases de funcionamento serão comuns aos principais browsers e todos os seus derivados.

Veremos se este WebExtensions vai contemplar a criação de ad-blockers, uma vez que browsers como o Chrome têm sido acusados de dificultar o acesso a funcionalidades que permitem a criação de ad-blockers eficientes, em vez disso limitando o tipo de bloqueios possíveis a uma lista com um número de regras insuficiente para os tempos modernos.

2 comentários:

  1. Obviamente que esta "aliança" não irá permitir coisas que a Apple não aceite como válidas.

    Vai ser lindo, vai... 😡

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a apple não quiser não precisa de usar, os outros usarem não está dependente deles.

      Eliminar