2021/07/15

Android 12 ganha screenshots com scroll

Já lá vão mais de 10 anos de Android e só agora, com o Android 12, chegará a capacidade oficial para tirar screenshots com scroll.

Há muito que o Android ganhou a capacidade de tirar screenshots do ecrã, mas a coisa complica-se quando queremos captar algo que se prolonga por mais do que se pode ver no ecrã. Vários fabricantes já adicionaram as suas próprias implementações de screenshots com scroll, e com o Android 12, também a Google o irá fazer.

A funcionalidade de screenshot com scroll aparece no Android 12 beta 3, fazendo surgir uma opção de "captura more" quando se activa um screenshot numa página com scroll.
Considerando que estamos a poucos meses do lançamento do Android 12 final, é um pouco preocupante ver que esta funcionlidade ainda está muito pouco amadurecida, funcionando em diversos ecrãs do sistema, mas não em apps onde isso seria mais vantajoso, como o browser (fico curioso para saber como irá lidar com uma site que apresente uma página com scroll infinito, sempre com novo conteúdo a aparecer).

A equipa de desenvolvimento ainda terá mais alguns meses para resolver estes aspectos; e esperemos que não seja uma opção que volte a ficar ausente como já aconteceu em Android anteriores.

2 comentários:

  1. Mais uma novidade do Android 12 que já tenho no Android 10 !

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar