2021/07/04

Como funciona um carburador?

Há muito que os automóveis com motores a combustão evoluíram para os sistemas de injecção electrónica, mas nem que seja por curiosidade ou simples apreço pela arte da mecânica, é sempre interessante ver como funcionam os velhos carburadores.

Os carburadores eram uma das peças essenciais para os motores a combustão, até terem sido substituídos pelos injectores electrónicos. A sua função é misturar ar e combustível na proporção adequada para a combustão dentro dos cilindros, e precisamente por isso, precisava de ser cuidadosamente afinado para a máxima eficiência. Muitos ainda se recordarão dos tempos em que tinham que "abrir o ar" (na verdade, fechá-lo) enquanto o motor estava frio, para manter o motor ligeiramente acelerado.

Mas, se é fácil lermos o que um carburador faz, mais complicado é ver aquilo que se passa no seu interior enquanto está em funcionamento, coisa que o seguinte vídeo faz questão de elucidar recorrendo a um caburador transparente e uma câmara de alta-velocidade.


Também curioso é descobrir que o carburador foi inventado por Samuel Morey em - imaginem só - 1826.

1 comentário:

  1. Louco perceber o génio por trás de coisas que damos por garantidas hoje em dia! Alias está até já é tecnologia "velha".

    ResponderEliminar