2021/07/04

Eviation revela o seu avião eléctrico em versão final

A Eviation está a finalizar a versão comercial do seu avião de passageiros eléctrico, que deverá fazer os primeiros voos ainda este ano.

Os últimos anos têm estado repletos de notícias sobre empresas que prometem revoluções na aviação eléctrica comercial, e agora a Eviation parece ser uma das primeiras a aproximar-se do passo da concretização, passando das ideias e dos protótipos para a versão final do seu avião Alice.

O Alice foi apresentado (como protótipo) em 2017, prometendo transportar até 9 passageiros a mais de 960 km de distância - uma combinação que lhe valeu a alcunha de "Tesla da aviação". Quatro anos mais tarde, a versão final do seu avião está praticamente pronta.

Este avião eléctrico terá uma velocidade de cruzeiro de 407 km/h a 3 mil metros, tirando partido do seu baixo ruído de funcionamento, mas poderá atingir uma altitude máxima de 10 mil metros se for necessário. A autonomia é que foi ligeiramente reduzida, para os 814 km - mas em contrapartida, a Eviation diz que isto são os valores que consegue atingir já hoje, com as baterias existentes, e não estando dependente de aguardar por uma qualquer nova tecnologia de bateria que não se sabe se / quando irá surgir.

Ainda assim, mesmo que os primeiros voos sejam feitos este ano, a empresa não espera ter o avião em serviço comercial antes de 2024. Mas quanto tal acontecer, a redução de custos por voo face aos aviãos convencionais deverá fazer com que a transição para os aviões eléctricos, nos voos de curta e média distância, seja bastante rápida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)