2021/07/19

Energia gerada na ponta dos dedos

Investigadores criaram um novo método que permite gerar energia a partir da ponta dos dedos.

Ao longo dos anos assistimos a várias tentativas de aproveitar a energia gerada pelo nosso corpo para alimentar dispositivos electrónicos. Até ao momento ainda não temos nada que se tenha tornado num sucesso comercial, mas há um novo sistema que poderá ser o sinal de que isso poderá estar para breve.

Investigadores criaram uma pequena película flexível que pode ser aplicada nos dedos, e que consegue gerar energia a partir da transpiração e da pressão aplicada. É energia bastante reduzida mas que é capaz de alimentar dispositivos de ultra-baixo-consumo.


Aparentemente, e apesar da maioria das pessoas não se aperceberem disso, os dedos são das partes do corpo que mais transpiram, mas onde o suor mais rapidamente se evapora - tendo sido por isso considerados o local ideal para a aplicação deste sistema de aproveitamento e geração de energia.

Veremos se desta vez isto poderá resultar num produto comercial funcional (poderia ser o sistema perfeito para um anel digital de tracking de movimento, que nunca precisasse de ser recarregado), ou se se tornará apenas em mais uma das curiosidades que nunca sai do laboratório.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)