iPhones de jornalistas infectados com spyware via iMessage; iPhone 13 poderá ter ecrã always-on; Cybertruck dispensa puxadores das portas; Ford cria aroma de gasolina para carros eléctricos; as câmaras ejectáveis do Saturn V; Windows Hello enganado com foto IR; GM pede para não se carregar o Chevy Bolt durante a noite ou deixá-lo em garagens.
Antes de passarmos às notícias de hoje, já está a decorrer novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Mini. Participa e partilha.
Venda de cartões falsos de vacina Covid-19 dispara na net
Não há mesmo nenhuma área que escape às pessoas sem escrúpulos, e agora assistimos a uma nova vaga de oportunismo com a venda de cartões falsos de vacinação contra Covid-19. Um novo negócia que tenta tirar partido daquelas pessoas que não querem tomar a vacina, mas que querem ter os mesmos benefícios e privilégios de quem as tomou (para todas as situações onde a apresentação do comprovativo da vacina é obrigatório).Infelizmente, isto é uma situação que prolifera a nível internacional, demonstrando que a irracionalidade contras as vacinas não conhece fronteiras, nem tão pouco a falta de civismo ao por os demais cidadãos em risco. Nalguns casos até se chega ao ponto de serem vendidos cartões autênticos roubados de hospitais - embora com validade nula, já que não representam qualquer imunização válida contra a Covid-19. É que nem sequer existe a desculpa de que "não podem pagar", pois a vacina é disponibilizada gratuitamente.
Voz "deepfake" de Anthony Bourdain gera polémica
O documentário "Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain" está a gerar alguma polémica por ter recorrido a tecnologia "Deepfake", mas neste caso não para recriar cenas com o falecido chef, mas sim para recriar a sua voz a ler um email que enviou. Era o tipo de coisa que tradicionalmente seria lido pelo narrador ou outra pessoa, mas que neste caso tirou partido da tecnologia disponível para o fazer com a sua própria voz - e há quem não goste.Acima de tudo, parece que a principal questão estará relacionada com o facto do documentário não indicar que foi usada essa tecnologia para recriar a voz de Bourdain e o fazer dizer coisas que não tinha dito (mas tinha escrito) - pelo que, no final, tudo se poderá resumir a adicionar um pequeno alerta, ao estilo dos documentários que indicam "algumas cenas foram dramatizadas, etc. etc." Mas, se já dá polémica ter a voz de alguém a ler algo que escreveu... imaginem só quando começarem a sair coisas onde temos pessoas a dizerem coisas completamente contrárias e inventadas, no pior sentido possível dos deepfakes.
Cientistas (fartos de esperar) criam alternativa ao AlphaFold da Google
No final do ano passado a Google anunciou uma revolução na simulação de proteínas com o seu AlphaFold 2 que, pela primeira vez, parecia ser capaz de prever a forma que uma proteína complexa teria. Só que, demorou tanto tempo a disponibilizar essa ferramenta que os cientistas decidiram criar a sua própria versão com base nas coisas que a Google tinha revelado como sendo os principais avanços. O resultado: ambos os projectos foram divulgados nos últimos dias.Como se costuma dizer, nada como um pouco de competição saudável para incentivar avanços que, de outra forma, poderiam arrastar-se no tempo sem grandes pressas para serem apresentados.
MS aconselha desactivação do Printer Spooler no Windows
Podem ficar com uma sensação de déjà-vu e pensarem que se trata de uma notícia repetida, mas não; há mesmo outra vulnerabilidade no sistema de impressão do Windows, que volta a fazer com que a MS recomende a desactivação do serviço Printer Spooler para maior segurança.Curiosamente, e nunca tendo tido impressoras (até há muito pouco tempo), sempre tiver por hábito fazer a desactivação do Printer Spooler como parte do ritual pós-instalação de qualquer Windows. Algo que vem dos meus tempos mais "radicais" de insistir em apenas ter a funcionar os processos que realmente eram necessários no Windows. Algo que infelizmente se tornou numa batalha inglória e impossível de vencer. Hoje em dia até algo como um driver da Nvidia infecta o computador com meia-dúzia ou mais de serviços, incluindo envio de telemetria, e com processos de desactivação cada vez mais mais rebuscados e complexos.
Curtas do dia
- O falhanço da IBM na comercialização do Watson
- Netblocks e a transparência na detecção da censura na net
- Resposta do Facebook à questão das vacinas demonstra o poder da distorção dos factos
- Redes WiFi comunitárias fazem frente aos operadores de telecomunicações em Nova Iorque
- Mundo acusa China de ser responsável dos ciberataques via vulnerabilidade no Microsoft Exchange
Resumo da madrugada
- Windows 10 e Office em saldo desde €12
- Cybertruck dispensa puxadores das portas
- iPhone 12 Pro Max e iPhone 11 são os mais vendidos
- LEGO Star Wars Republic Gunship
- Testador de cabos USB com Arduino
- Hubble muda para computador backup
- SpaceX prepara lançamento do Super Heavy
- Tesla lança Autopilot por mensalidade de $199
- WhatsApp para Android testa backups encriptados na cloud
- GM pede para não se carregar o Chevy Bolt durante a noite ou deixá-lo em garagens
- Rivia adia entregas para Setembro
- As câmaras ejectáveis do Saturn V
- Nissan Leaf 2021 com "canto" melhorado
- iOS 15 deixa ajustar tamanho das letras por app
- Ford cria aroma de gasolina para carros eléctricos
- Honda revela Honda CMX1100 em versões Sport e Bobber
- Cloudflare com vulnerabilidade crítica que permitiria infectar 12% dos sites na internet
- Energia gerada na ponta dos dedos
- Huawei apresenta P50 a 29 de Julho
- iPhone 13 poderá ter ecrã always-on
- Login via Windows Hello enganado com foto IR
- Aston Martin Valhalla híbrido é o próximo carro do 007
- Disco externo Western Digital My Book 28TB a €710.99
- iPhones de jornalistas infectados com spyware do NSO Group via iMessage
Curiosidade do dia: Durante a "corrida à Lua" foram construídos 15 foguetes Saturn V, dos quais 13 foram lançados para o espaço. O foguete era tão poderoso que uma das principais preocupações era garantir que o mesmo não explodiria na plataforma de lançamento, já que seria uma explosão com força equivalente a uma pequena bomba nuclear. Por isso mesmo, o sistema garantia que os motores permaneceriam em funcionamento durante um mínimo de 30 segundos após o lançamento. Se tivesse que explodir, esperava-se que só o fizesse quanto já estivesse longe.
A vacina é um direito de quem se quer proteger, se não servir para proteger quem a toma qual é a lógica das pessoas a levarem?
ResponderEliminarCovideiros em 3,2,1...