2021/07/17

Hubble muda para computador backup

O problema com o computador principal do telescópio espacial Hubble obrigou mesmo a NASA a ter que recorrer ao computador de backup que nunca tinha sido ligado desde que foi instalado há mais de uma década.

Os receios referentes ao computador principal do Hubble, que ficou inoperacional há cerca de um mês, confirmaram-se. Apesar de todas as tentativas, a NASA não conseguiu que o computador principal voltasse a funcionar, tendo que transferir as operações para o computador de backup, instalado numa das missões de manutenção do Hubble em 2009, quase duas décadas após o seu lançamento.

O problema está relacionado com a tensão de alimentação do computador, mas não sendo possível determinar se o problema será mesmo devido a uma tensão fora da tolerância de funcionamento, ou se devido a uma falha do próprio sistema de verificação da mesma, que também poderá estar comprometido após tantas décadas no espaço. Felizmente, o processo de transição para o computador de backup - que também inclui a activação de sistemas de controlo e alimentação secundários - correu sem incidentes e, apesar de nunca ter funcionado antes, tudo parece estar a correr como devia, estando agora a ser feito o processo de recuperação de todos os módulos do modo de segurança em que tinham entrado após a falha do computador principal.

Esperemos que o computador secundário possa manter o Hubble em funcionamento por mais algumas décadas ou, no mínimo, até que o muito atrasado James Webb esteja no espaço e a funcionar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)