O veterano telescópio espacial Hubble volta a dar sinais de problemas, que poderão obrigar a recorrer ao seu computador de backup, que nunca foi ligado em mais de uma década.
O Hubble superou tudo o que se esperava que conseguisse fazer, mas o peso da idade tem-se feito sentir. Há poucos anos enfrentou problemas nos giroscópios, e agora voltou a entrar em "safe mode" depois de terem sido detectados erros de memória. A suspeita inicial era a de que o problema estaria relacionado com as próprias memórias, mas os investigadores agora suspeitam que o verdadeiro problema poderá estar no próprio computador e não nas memórias.
Se isso se vier a confirmar, a solução passará por transferir as operações para o computador de backup que foi instalado em 2009 numa das missões de manutenção do telescópio. O problema é que, embora o computador tenha sido testado exaustivamente no solo, nunca foi ligado desde que foi instalado no Hubble.
Esperemos que, na eventualidade do computador principal não puder ser recuperado, essa transição para o computador secundário decorra sem incidentes, e que este possa continuar a manter o Hubble operacional por muitos mais anos.
Actualização: A mudança para o computador backup parece ter decorrido sem incidentes.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)