2021/07/19

Notícias do dia

iPhones de jornalistas infectados com spyware via iMessage; iPhone 13 poderá ter ecrã always-on; Cybertruck dispensa puxadores das portas; Ford cria aroma de gasolina para carros eléctricos; as câmaras ejectáveis do Saturn V; Windows Hello enganado com foto IR; GM pede para não se carregar o Chevy Bolt durante a noite ou deixá-lo em garagens.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está a decorrer novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart Mini. Participa e partilha.

Venda de cartões falsos de vacina Covid-19 dispara na net

Não há mesmo nenhuma área que escape às pessoas sem escrúpulos, e agora assistimos a uma nova vaga de oportunismo com a venda de cartões falsos de vacinação contra Covid-19. Um novo negócia que tenta tirar partido daquelas pessoas que não querem tomar a vacina, mas que querem ter os mesmos benefícios e privilégios de quem as tomou (para todas as situações onde a apresentação do comprovativo da vacina é obrigatório).

Infelizmente, isto é uma situação que prolifera a nível internacional, demonstrando que a irracionalidade contras as vacinas não conhece fronteiras, nem tão pouco a falta de civismo ao por os demais cidadãos em risco. Nalguns casos até se chega ao ponto de serem vendidos cartões autênticos roubados de hospitais - embora com validade nula, já que não representam qualquer imunização válida contra a Covid-19. É que nem sequer existe a desculpa de que "não podem pagar", pois a vacina é disponibilizada gratuitamente.


Voz "deepfake" de Anthony Bourdain gera polémica

O documentário "Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain" está a gerar alguma polémica por ter recorrido a tecnologia "Deepfake", mas neste caso não para recriar cenas com o falecido chef, mas sim para recriar a sua voz a ler um email que enviou. Era o tipo de coisa que tradicionalmente seria lido pelo narrador ou outra pessoa, mas que neste caso tirou partido da tecnologia disponível para o fazer com a sua própria voz - e há quem não goste.

Acima de tudo, parece que a principal questão estará relacionada com o facto do documentário não indicar que foi usada essa tecnologia para recriar a voz de Bourdain e o fazer dizer coisas que não tinha dito (mas tinha escrito) - pelo que, no final, tudo se poderá resumir a adicionar um pequeno alerta, ao estilo dos documentários que indicam "algumas cenas foram dramatizadas, etc. etc." Mas, se já dá polémica ter a voz de alguém a ler algo que escreveu... imaginem só quando começarem a sair coisas onde temos pessoas a dizerem coisas completamente contrárias e inventadas, no pior sentido possível dos deepfakes.


Cientistas (fartos de esperar) criam alternativa ao AlphaFold da Google

No final do ano passado a Google anunciou uma revolução na simulação de proteínas com o seu AlphaFold 2 que, pela primeira vez, parecia ser capaz de prever a forma que uma proteína complexa teria. Só que, demorou tanto tempo a disponibilizar essa ferramenta que os cientistas decidiram criar a sua própria versão com base nas coisas que a Google tinha revelado como sendo os principais avanços. O resultado: ambos os projectos foram divulgados nos últimos dias.

Como se costuma dizer, nada como um pouco de competição saudável para incentivar avanços que, de outra forma, poderiam arrastar-se no tempo sem grandes pressas para serem apresentados.


MS aconselha desactivação do Printer Spooler no Windows

Podem ficar com uma sensação de déjà-vu e pensarem que se trata de uma notícia repetida, mas não; há mesmo outra vulnerabilidade no sistema de impressão do Windows, que volta a fazer com que a MS recomende a desactivação do serviço Printer Spooler para maior segurança.

Curiosamente, e nunca tendo tido impressoras (até há muito pouco tempo), sempre tiver por hábito fazer a desactivação do Printer Spooler como parte do ritual pós-instalação de qualquer Windows. Algo que vem dos meus tempos mais "radicais" de insistir em apenas ter a funcionar os processos que realmente eram necessários no Windows. Algo que infelizmente se tornou numa batalha inglória e impossível de vencer. Hoje em dia até algo como um driver da Nvidia infecta o computador com meia-dúzia ou mais de serviços, incluindo envio de telemetria, e com processos de desactivação cada vez mais mais rebuscados e complexos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Durante a "corrida à Lua" foram construídos 15 foguetes Saturn V, dos quais 13 foram lançados para o espaço. O foguete era tão poderoso que uma das principais preocupações era garantir que o mesmo não explodiria na plataforma de lançamento, já que seria uma explosão com força equivalente a uma pequena bomba nuclear. Por isso mesmo, o sistema garantia que os motores permaneceriam em funcionamento durante um mínimo de 30 segundos após o lançamento. Se tivesse que explodir, esperava-se que só o fizesse quanto já estivesse longe.

1 comentário:

  1. A vacina é um direito de quem se quer proteger, se não servir para proteger quem a toma qual é a lógica das pessoas a levarem?
    Covideiros em 3,2,1...

    ResponderEliminar