A correcção da Microsoft à vulnerabilidade "PrintNightmare" que afecta o sistema de impressão, está a fazer com que algumas impressoras deixem de funcionar.
Não é a primeira vez que a Microsoft lança actualizações que deixam os utilizadores desesperados sem poderem imprimir - aliás, tivemos um caso desses há precisamente um ano - mas desta vez, pelo menos, pode-se dar um desconto à MS devido à necessidade de corrigir uma vulnerabilidade grave. A falha PrintNightmare permite que um atacante se possa apoderar de um computador Windows usando o sistema de impressão, e a sua gravidade é rapidamente demonstrada pelo facto de ter levado a Microsoft a lançar actualizações não só para o Windows 10, como também para os Windows 7 e 8.1.
A urgência desta actualização deve-se ao facto dos investigadores que descobriram a falha terem publicado acidentalmente um exemplo de como a explorar, o que não deu grande tempo para que a MS preparasse uma correcção. Ainda assim, considerando a importância crítica da impressão para muitos utilizadores e empresas, será bastante frustrante ter que escolher entre continuar a imprimir e estar vulnerável, ou corrigir a falha e deixar de imprimir (ainda não é muito claro se existem modelos específicos , ou marcas de impressoras, ou se afecta utilizadores de forma aleatória).
Quem estiver perante este dilema e decidir que valoriza mais a impressão, terá que desinstalar a actualização KB5004945. Para quem nem sequer tiver impressora, então o problema nem se coloca, devendo garantir que tem o sistema actualizado - e até potencialmente considerar a desactivação do serviço de impressão (Print Spooler).
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)