2021/07/17

Testador de cabos USB com Arduino

Um curioso projecto mostra-nos como criar um testador de cabos USB com Arduino, onde não falta um ecrã para mostrar o que estiver errado.

Ideal para quem já passou demasiado tempo a desesperar por conta de cabos USB danificados ou de qualidade duvidosa, este Arduino USB Cable Tracer consegue esclarecer em poucos segundos se um cabo está funcional ou se tem algum problema - e suporta cabos com as fichas USB mais comuns: USB-A, micro-USB, e USB-C.

No centro do projecto está um Arduino Mega 2560, acompanhado por um diminuto mais eficaz ecrã LCD de 2.8" que torna os resultado bastante mais apelativos do que a simples utilização de uns LEDs. Por outro lado, o teste do cabo parece limitar-se ao teste de continuidade (ver se os contactos do cabo estão correctos) - mas sem fazer qualquer avaliação quanto à sua real capacidade. E digo isto porque, no passado, já me deparei com cabos que demoravam uma eternidade a carregar um smartphone, e depois de os abrir, descobrir que os fios condutores no seu interior tinham uma espessura idêntica à de um cabelo.

Mas, como sempre, é um excelente projecto que pode servir para inspiração de muitos outros, ajudando a perceber como usar um Arduino com um ecrã.


1 comentário:

  1. Excelente ideia!
    So falta mesmo o teste de velocidade para ser TOP!

    Tambem ja tive a minha dose de problemas com cabos USB, sobretudo USB-C, os ultimos relacionados com o facto de nao funcionarem com um telemovel Samsung (nao carregava, nao comunicava) mas plenamente funcional com um Xiaomi... vai la perceber!

    ResponderEliminar