2021/07/17

WhatsApp para Android testa backups encriptados na cloud

Depois dos testes em multi-device sem depender do smartphone, o WhatsApp testa também os backups na cloud, com encriptação total.

Nem sempre é fácil manter o equilíbrio entre a comodidade das funcionalidades esperadas pelos utilizadores, com a segurança que alguns começam a exigir. No caso do WathsApp, recuperar as conversas é algo que é considerado como imprescindível no caso de se ser forçado a trocar de smartphone por causa de uma avaria ou roubo, e isso poderá em breve ser feito com total segurança através dos backups na cloud.

Por agora disponível na versão beta para Android, temos a possibilidade de criar backups encriptados na cloud.
Como convém relembrar nestes casos (ao estilo do que se faz quando se activa a autenticação 2-factor), ficará a ser da responsabilidade do utilizador manter a password ou chave de encriptação devidamente segura. É que, se por qualquer motivo se esquecer dela, perderá o acesso a estes backups, a que nem o WhatsApp consegue ter acesso.

E não cometam o erro de sobrestimar as vossas capacidades de memória. Uma password ou código que hoje parece ser "facilmente memorável" pode, daqui por um par de anos ser um enigma do qual não temos ideia. E nestas coisas em que depois não há qualquer alternativa de recuperação, convém não arriscar.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)