2021/07/01

Europa abre caminho para o WiFi 6E

Depois dos EUA, também a UE disponibilizou parte do espectro nos 6GHz para comunicações, permitindo a implementação do WiFi 6E no território.

O WiFi 6 (Wi-Fi 802.11ax) promete velocidades de até 9.6Gbps - o dobro do WiFi 5 - mas que na prática dificilmente podem ser atingidas, por continuar a funcionar nas gamas dos 2.4Ghz e 5GHz que vão ficando cada vez mais congestionadas. O WiFi 6E procura escapar a isso criando novos canais de comunicação nos 6GHz, que disponibilizarão maior largura de banda e transferências a maior velocidade.
Nos EUA a FCC reservou 1200MHz nos 6Hz para este efeito, na Europa teremos apenas 480MHz disponíveis (5945-6425MHzI) que terão que estar oficialmente livres a partir de 1 de Dezembro de 2021; sendo que por cá também teremos maiores restrições a nível das potências de transmissão, como também já é habitual.

Ter em conta que, tal como nos 5GHz, os 6GHz serão melhor indicados para ligações WiFi de curta distância e têm mais dificuldade em atravessar obstáculos. Por isso, não esperem que a rede 6E nos 6GHz possa atravessar toda a casa de uma ponta à outra. Mas, pelo menos, deverá contribuir para que transferir alguns vídeos 4K gravados no smartphone, ou descarregar uns filmes da Netflix para ver offline num tablet, possam ser feitos mais rapidamente (isto, quando se tiver um hotspot ou router WiFi 6E, e dispositivos que também o suportem, claro).

2 comentários:

  1. eu comecei por ligar 2 prédios (separados por 1 rua, 200m) com 2.4 e caixinhas de antena "autocolante". Já desisti do 2.4, pq o sangramento de ruído dos vizinhos é brutal. Agora, com o 5Ghz, tenho hardware q permite as bandas mais elevadas, mas é o DFS q me lixa (acho q por causa dos radares do aeroporto) ... Tenho muitas dúvidas q este wifi6E n tenha algo parecido, para mudar de canal ...

    enfim, gato e rato

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo2/7/21 19:01

      Mas pode ligar com ou sem DFS no 5Ghz. Que equipamento é que usa?

      Eliminar