2021/07/09

Facebook ensina robot a caminhar em qualquer terreno

Investigadores do Facebook criaram um novo método para permitir que um robot mantenha o equilíbrio a caminhar em qualquer tipo de terreno.

É impressionante como, nos robots, são as tarefas que consideramos mais simples - como caminhar - que representam as maiores dificuldades. Para nós é implícito fazer algo como manter o equilíbrio enquanto caminhamos sobre piso liso, ou com areia, ou lama, ou irregular, sem sequer pensarmos nisso; para um robot, tudo isso tem que ser programado ou, como acontece neste caso, deixado a cargo de um sistema de machine learning capaz de reagir instantaneamente às variações no terreno.

O sistema funciona surpreendentemente bem em todo o tipo de cenários, não só perante diferentes tipos de terreno, mas também perante obstáculos que impeçam a colocação das "patas" no local que seria suposto, ou coisas inesperadas como declives que estavam escondidos por vegetação. E tudo isto é feito unicamente através da monitorização da sua posição, sem depender de qualquer sistema de visão.

Pontos extra para o investigador que se aventurou a despejar uma garrafa de óleo na sua sala de estar, para testar a capacidade do robot em lidar com superfícies escorregadias! :)


1 comentário:

  1. É implícito pra nós porque demoramos muito tempo pra aprender e adaptar a cada tipo de terreno. Porque quando nascemos não conseguimos fazer.

    ResponderEliminar