2021/07/09

Tesla Model Y chega em Setembro - mas é feito na China

A Tesla (e Elon Musk) parecem ter perdido a paciência com os atrasos da Gigafactory Berlim, e vai fazer chegar o Model Y à Europa vindo da China, já em Setembro.

Há inúmeras pessoas que estão a adiar a compra de um automóvel por estarem a aguardar a chegada do Model Y da Tesla, sendo que a comercialização deste modelo - que já é vendido nos EUA e China - na Europa, estava previsto ser fornecido a partir da nova Gigafactory Berlim. Só que o início da produção da Gigafactory Berlim tem sofrido atrasos e mais atrasos, fazendo com que a Tesla recorra a um plano alternativo: os Model Y chegam à Europa em Setembro, mas serão oriundos da Gigafactory Shangai na China.

O site da Tesla para Portugal já indica o prazo de entrega do Model Y Long Range (65 mil euros) para Setembro, com a versão Performance (71 mil euros) a ser prometida para o início de 2022.
Isto permitirá à Tesla fazer chegar os Model Y à Europa mais rapidamente, e também aproveitar a capacidade de produção na China (onde o volume de vendas da Tesla tem caído) mas faz também levantar algumas questões. Elon Musk tinha dito que a Gigafactory Berlim iria estrear algumas novidades, contando com o mais avançado sistema de pintura, e também sendo esperado que recorresse ainda mais ao sistema de criação do chassis em peça única. Veremos até que ponto isso poderá fazer com que os europeus preferiram continuar a aguardar pelo Model Y feito na Alemanha.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)